UERN seleciona tutores de Língua Portuguesa e áreas afins

0

A UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte divulgou edital para a seleção de tutores a distância e presencial para o curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa.

O processo seletivo é para cadastro de reserva nas cidades de São Gonçalo do Amarante, Caraúbas e Guamaré. Para se candidatar as vagas é necessário que o candidato seja Licenciado em Letras Língua Portuguesa ou Pedagogia nas disciplinas da área.

O tutor deverá cumprir carga-horária de 20 (vinte) horas/semanais, que deverá ser distribuída equitativamente, de atividades in loco para o presencial e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o tutor a distância. Além disso, o edital prevê o pagamento de diárias para deslocamento de tutores a distância para a realização das atividades acadêmicas indicadas conforme solicitação da coordenação e da disponibilidade de recursos. O profissional receberá uma bolsa no valor de R$ 765,00.

O tutor presencial será responsável por Acompanhar as atividades discentes das disciplinas (anexo I), conforme o cronograma do curso pretendido; Elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à Coordenação de Tutoria; Manter regularidade de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA; Participar das atividades de capacitação, atualização e reuniões pedagógicas promovidas pela Instituição de Ensino; Quando necessário, apoiar operacionalmente a Coordenação de Tutoria dos Cursos nas atividades presenciais nos Polos, mesmo em finais de semana, agendando e divulgando antecipadamente os horários de atendimento aos alunos; Dominar as ferramentas do AVA; Prestar auxílio no polo de apoio quando da dificuldade ou necessidades apresentadas pelos estudantes no processo de postagem de atividade AVA; Organizar grupo de estudos com os estudantes sob sua responsabilidade no âmbito do polo de atuação e Manter intercâmbio com os professores e demais tutores, colaborando com o desenvolvimento da disciplina.

Requisitos do cargo: Formação de nível superior em Cursos de Licenciatura, experiência mínima de 01 (um) ano no magistério do ensino básico ou superior, ou ter formação pós-graduada, ou estar vinculado a um programa de pós-graduação.

Já o tutor a distância possui atribuições como Mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os discentes; b) Acompanhar as atividades discentes das disciplinas (anexo II), conforme o cronograma do componente curricular do curso pretendido; c) Desenvolver atividades pedagógicas sob orientação do professor da disciplina nos polos presenciais ocasionalmente; d) Estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes: auxiliar na correção das atividades e dar retorno aos alunos nas orientações a distância; atender e orientar os alunos nas questões teórico-metodológicas da disciplina; e) Dominar as ferramentas do AVA e manter regularidade de acesso; f) Responder às solicitações dos alunos no prazo máximo de 48 horas; g) Colaborar com o professor da disciplina, na organização, fiscalização e na avaliação dos estudantes; Página 3 h) Participar das atividades de capacitação, atualização e reuniões pedagógicas promovidas pela Instituição de Ensino; i) Participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável; j) Quando necessário, apoiar operacionalmente a Coordenação de Tutoria dos Cursos nas atividades presenciais nos Polos, mesmo em finais de semana, agendando e divulgando antecipadamente os horários de atendimento aos alunos; k) Conhecer os conteúdos das disciplinas e suas bibliografias.

Requisitos do cargo: formação de nível superior e experiência mínima de 01 (um) ano no magistério do ensino básico ou superior, ou ter formação pós-graduada, ou estar vinculado a um programa de pós-graduação.

O processo de seleção será realizado em duas etapas distintas:

Sendo a 1ª etapa uma Prova de Títulos (PT) que será realizada por meio da análise do Currículo Lattes (atualizado) e a segunda 2ª etapa será caracterizada por uma entrevista realizada por representantes da DEaD e do curso ao qual o candidato pretende atuar.

As inscrições gratuitas terão início às 18h do dia 05 de dezembro e irão até as 23h59min do dia 08 de dezembro de 2016 através do site http://www.uern.br/nead

Para mais informações, acesse o edital do processo seletivo para tutores da UERN.

Share.

Comments are closed.